Notícias

INFOPRODUTOS

Imagem: AP Photo / Silvia Izquierdo

Rio 2016: especialistas analisam risco da água contaminada para atletas

O G1 ouviu especialistas nas áreas de biologia e infectologia para saber quais são os riscos que um atleta ou qualquer outra pessoa pode sofrer ao entrar em contato com as águas dos locais de prova das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Imagem: Nilton Cardini/Estadão Conteúdo

Quantidade de água furtada descoberta pela Sabesp dobra

O volume total de água furtada na Grande São Paulo descoberta pela Sabesp foi de 1,9 bilhão de litros no 1º semestre de 2015, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2014. De janeiro a junho do último ano foram desviados 998 milhões de litros. Os dados foram divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (23).

Imagem retirada de http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82489

Limpar caixa-d’água deve ser a primeira providência, orienta Sanepar

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://conexaoto.com.br/2015/07/16/caixa-d-agua-deve-ser-limpada-ao-menos-uma-vez-a-cada-seis-meses-conheca-os-procedimentos ou os botões de compartilhamento disponíveis no site. Textos, fotos, artes e vídeos do Conexão Tocantins estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Conexão Tocantins (contato@conexaoto.com.br).

Imagem retirada de http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/bomba-agua-poco-artesiano/

Abrir poços sem orientação pode comprometer água do subsolo

A água dos poços artesianos em capitais do Nordeste está ficando imprópria para o consumo. Em Fortaleza, no Ceará, a água doce está ficando salgada. Abrir um poço artesiano é uma alternativa em períodos longos sem chuva. Retirar água limpa do fundo do quintal e ainda de graça, quem não quer? Mas abrir poço em excesso e sem orientação, pode comprometer a água do subsolo que é puríssima.

Imagem: Ernesto de Souza/Ed. Globo

Agricultura precisa discutir uso racional da água o quanto antes, defende pesquisador

Pragas, doenças, plantas daninhas, perda de eficiência da tecnologia na lavoura. Embora tudo isso represente perigo e requeira atenção constante no campo e nos departamentos de pesquisa, para o chefe geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, o maior problema a ser enfrentado pela agricultura daqui para frente é outro: o uso da água. Encontrar soluções para produzir com eficiência em um contexto de clima mais quente e escassez hídrica.

Imagem retirada de http://cdn.phys.org/newman/gfx/news/hires/2015/5580293f567a3.png

Cientistas criam motor que funciona a partir de água evaporada

"Até agora conseguimos capturar a energia da água que desce das nuvens, agora queremos capturar a energia da evaporação da água a partir do ar, na atmosfera", explicou Ozgur Sahin, da Universidade de Columbia e co-autor do estudo, em um vídeo transmitido pela Nature.

Imagem retirade de http://jornalggn.com.br/sites/default/files/capa/destaques-secundarios/sabesp_0.jpg

CPI da Sabesp responsabiliza empresa por falta de água em SP

A CPI da Sabesp na Câmara Municipal de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (10) o relatório final da investigação, iniciada em agosto de 2014. O documento responsabiliza a Sabesp pela falta de água em São Paulo, recomenda mudanças na relação entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa e sugere que o município de São Paulo tenha uma autoridade reguladora e fiscalizadora municipal, para monitorar a política de saneamento básico. Para a Sabesp, houve "muitas imprecisões no relatório da CPI".

Imagem retirada de http://www.otempo.com.br/capa/brasil/transposi%C3%A7%C3%A3o-%C3%A1gua-pode-n%C3%A3o-chegar-a-todas-bacias-1.1042892

Transposição: água pode não chegar a todas bacias

Com a crise hídrica e a previsão de diminuição da vazão do rio, as obras de transposição do São Francisco – iniciadas em 2007 e prometidas pelo governo como solução para a seca do Nordeste –, se mostram cada vez mais insustentáveis.

Imagem retirada https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/13/Ponte_JK_Bras%C3%ADlia_Brazil.jpg

GDF lança plano de manejo e conservação da água e do solo

O governo do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira (16) o Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo em Áreas de Produção Rural. A iniciativa ocorreu durante a feira internacional de agronegócios AgroBrasília . O documento propõe aos agricultores a adoção de técnicas sustentáveis de cultivo.

Imagem retirada http://www.cubasi.cu/media/k2/items/cache/497d3cba7fed82aa789eaa287e32c1f9_XL.jpg

Uma em cada quatro regiões de SP tem aumento no consumo de água

Apesar de o consumo de água na cidade de São Paulo continuar em queda, algumas regiões têm registrado um aumento em 2015. Dados da Sabesp de março, os últimos divulgados pela empresa, mostram que seis áreas ampliaram os gastos e seis mantiveram o mesmo patamar do mês anterior. As outras 14 tiveram queda no consumo. A Sabesp divide a cidade em 26 regiões de atendimento.

Imagem retirada de http://www.comets.com.br/scp/banco/952015133056.JPG

Sergipe decreta situação de emergência por falta de água

Foi publicado nesta terça-feira (12), no Diário Oficial de Sergipe, o decreto de situação de emergência nos municípios afetados pelo desabastecimento de água. No último sábado (9), uma ponte sobre o Rio Sergipe, por onde passam duas adutoras que abastem a região metropolitana de Aracaju e os municípios de Laranjeiras e Maruim, desabou e feriu quatro pessoas.

Imagem retirada de http://www.alliance-process.com/wp-content/uploads/2015/08/canstockphoto9783511.jpg

Governo busca regulamentação de norma nacional para água de reúso

De acordo com a ministra, empresários têm apresentado demandas para amenizar as restrições legais que impedem o reúso de água nas indústrias. “Temos que ser mais eficientes na gestão de água na questão de irrigação e industrial. Resolver a burocracia em relação ao reúso de água industrial. Se há entraves legais, é importante que a gente avance o debate na sociedade brasileira e modernize isso”, acrescentou, após a abertura do Seminário Internacional sobre Gestão da Água em Situações de Escassez.

Mostrando 37 à 48 (de 54 encontrados)