Notícias

Procon alerta para água e refrigerante com prazo de validade vencido

Imagem retirada de  Reprodução/Whatsapp)
Imagem retirada de Reprodução/Whatsapp)

 O Procon de Pernambuco, em parceria com a Vigilância Sanitária do Recife, Instituto de Peso e Medidas (Ipem) e Delegacia do Consumidor deflagraram, nesta terça-feira (24), nova ação para fiscalizar mercadinhos e padarias no Grande Recife. Um dos objetivos da iniciativa é coibir o comércio ilegal de mercadorias em situação imprópria para o consumo. Por isso, os órgãos fazem um alerta: é preciso verificar o prazo de validade até de água mineral e refrigerantes, que estão sendo vendidos vencidos. Só este ano foram recolhidos mais de 10 litros desses produtos.

Nesta terça, os fiscais e agentes estiveram em estabelecimento na UR-2, na Cohab, na Zona Sul do Recife.  Os principais alvos da ação foram os produtos irregulares. De acordo com a assessoria de comunicação do Procon-PE, foram apreendidos alimentos como pizzas fora da geladeira e sorvetes vencidos. Também houve recolhimento de massas e biscoitos impróprios.

Este ano, 20 estabelecimentos já foram fiscalizados em ações conjuntas. Em Brasília teimosa, também na Zona Sul da capital pernambucana,  um dos  estabelecimentos  apresentou diversas irregularidades. Alimentos eram armazenados na área de produção, com entulhos e em péssimas condições de higiene.

Um dos exemplos mais gritantes foi uma goiabada. O doce tinha sido usado na produção  de alimentos, no início da manhã, e depois foi colocado no mesmo local de cadernos antigos e uma estante enferrujada.

O Procon-PE informa que as ações são deflagradas a partir de denúncias  da  população. Outras investidas decorrem de informações armazenadas pelo  órgão. São casos de novas visitas a estabelecimentos já fiscalizados anteriormente e que exigem inspeção regular.

Fonte: G1