Notícias

Limpar caixa-d’água deve ser a primeira providência, orienta Sanepar

Imagem retirada de http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82489
Imagem retirada de http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82489

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://conexaoto.com.br/2015/07/16/caixa-d-agua-deve-ser-limpada-ao-menos-uma-vez-a-cada-seis-meses-conheca-os-procedimentos ou os botões de compartilhamento disponíveis no site. Textos, fotos, artes e vídeos do Conexão Tocantins estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Conexão Tocantins (contato@conexaoto.com.br).A limpeza da caixa-d'água deve ser a primeira providência a ser tomada para quem vai passar a temporada de férias e de festas de fim de ano na praia. A recomendação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se estende aos proprietários e imobiliárias que alugam imóveis. “É comum a casa permanecer fechada durante vários meses. Sem uso, a água fica parada no reservatório domiciliar e perde a potabilidade, podendo provocar problemas de saúde, como diarreia”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.

Os imóveis que não possuem caixa-d’água – cerca de 27%, de acordo com pesquisa realizada no início de 2014 - devem providenciar a instalação conforme determina a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O reservatório domiciliar deve ter capacidade para garantir o consumo por, no mínimo, 24 horas. No Litoral do Paraná, durante o verão, o consumo médio de água por pessoa, por dia, é superior a 200 litros. Para dimensionar o tamanho da caixa-d’água, é necessário considerar o número máximo de pessoas que vai usar o imóvel, principalmente em épocas de grande movimento, como o Ano Novo e o Carnaval.

A Sanepar recomenda que a limpeza seja feita semestralmente e orienta para que seja realizada antes da temporada. As pessoas que estiverem em veraneio em imóvel alugado devem exigir a garantia de que a caixa-d’água foi limpa. Se necessário, o inquilino deve providenciar a limpeza.

COMO FAZER A LIMPEZA – Limpar a caixa-d’água é muito fácil. Para fazer a limpeza é necessário um balde, dois panos limpos, uma pazinha de plástico, uma esponja ou escova (não pode ser de aço) e água sanitária.

Ao iniciar a limpeza, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa. Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com a esponja ou escova. Abra a saída da caixa e uma torneira, de preferência a do tanque, para que escorra toda a água da lavagem. Com o auxílio da pá e do balde, retire toda a água e os resíduos que ficaram no fundo. Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até menos da metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa-d’água.

Em seguida, adicione água sanitária conforme a tabela abaixo. A proporção é de uma colher de sopa para cada 50 litros. Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água com a esponja ou escova. Abra a saída da caixa e todas as torneiras da casa, deixando sair totalmente a água da lavagem. Para evitar acúmulo de ar na tubulação da casa, antes de abrir o registro de entrada, mantenha as torneiras abertas e só feche-as quando a água voltar a escorrer. Abra o registro e deixe a caixa encher.

Verifique o funcionamento das válvulas hidra e caixas de descarga. É possível que continuem despejando água após a abertura do registro. Evite o desperdício.

Os panos da limpeza do reservatório podem ser utilizados para limpar a tampa da caixa-d'água, que deve ser recolocada no lugar. Verifique se há boa vedação.

Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa-d’água. Basta água e água sanitária. Os detalhes sobre como fazer a limpeza da caixa-d’água estão disponíveis no site www.sanepar.com.br Na aba Clientes, basta acessar o Guia do Cliente. As orientações estão nas páginas 14 a 16.

Veja a quantidade de água sanitária necessária para a limpeza do reservatório:

Capacidade da caixa Quantidade de água sanitária

  • 500 litros 10 colheres de sopa
  • 750 litros 15 colheres de sopa
  • 1000 litros 20 colheres de sopa

Fonte: Agência de Notícias do Paraná