Notícias

20 milhões de litros de água são perdidos em Blumenau por dia

Imagem retirada de https://www.omo.com.br/wp-content/uploads/2015/03/destaque_002_dicas-akatu-para-economizar-agua-em-casa_0000_.jpg
Imagem retirada de https://www.omo.com.br/wp-content/uploads/2015/03/destaque_002_dicas-akatu-para-economizar-agua-em-casa_0000_.jpg

Cerca de 20 milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias em Blumenau, no Vale do Itajaí. Os vazamentos são a principal razão para essa perda, como mostrou o Jornal do Almoço de quinta-feira (27).

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) diz que recebe, em média, 14 chamados por dia e a manutenção depende da gravidade do problema.

Por isso,  às vezes o conserto demora mais que o previsto. A dona de casa Isabel Hort fez uma reclamação e diz que "para eles virem arrumar, demorou mais ou menos uns seis dias. Na verdade, o conserto levou 15 minutos apenas".

O presidente do Samae, Valdair José Mathias, explica que "a gente prioriza onde o rompimento é maior. Por algum motivo, deixam-se os rompimentos menores para atender os maiores".

Desperdício

Todos os meses, 27,5% da água tratada some da rede. Os vazamentos são a principal razão para o desperdício.

Por dia, são desperdiçados 20 milhões de litros de água. O Samae gasta 26 centavos por litro tratado. Ou seja, por dia são gastos R$ 52 mil para tratar água que ninguém usa.

Segundo o presidente do Samae, a rede da cidade e as obras são os principais fatores para os vazamentos. "Tem dois motivos. Um pela [tubulação] antiga e outro por rompimento de empreiteiras que prestam serviço para a prefeitura".

A tubulação na região central da cidade tem cerca de 40 anos e está em processo de troca pelo Samae na Alameda Rio Branco e na Rua Victor Konder. Serão 17,1 quilômetros de rede mudados, em um investimento de R$ 4,7 milhões.

Para os bairros, ainda não existe prazo para a troca da tubulação.

Fonte: G1